1ª Expedição Pelo Rio Caratinga mobiliza municípios


8 out/2025

Com duração de seis dias, a 1ª Expedição Pelo Rio Caratinga trouxe reflexões importantes sobre o meio ambiente, a biodiversidade e o futuro da bacia hidrográfica. 

A iniciativa foi recebida com grande entusiasmo nos 10 municípios visitados e uma extensa programação cultural, que incluiu apresentações de estudantes das redes estadual e municipais de ensino, sensibilizou a todos sobre a importância de cuidar dos rios da região. Para o prefeito de Caratinga, Giovanni Corrêa, a expedição fortaleceu laços comunitários e promoveu a conscientização sobre a importância da conservação do Rio Caratinga. “Esse movimento merece o nosso incentivo e reflexão. Trazer este tema para as escolas é fundamental para o futuro do meio ambiente. Caratinga sempre estará de braços abertos para receber as próximas edições. Podem contar conosco”, afirmou. 

De acordo com o prefeito de Piedade de Caratinga, Adolfo Bento, ao explorar e mapear os rios, as expedições fornecem dados essenciais para a gestão de recursos hídricos. “A água é tratada como o recurso mais importante em toda propriedade que eu visito. Sem ela não somos nada. Portanto, a expedição pode voltar sempre que quiser a nossa cidade, que será bem-vinda.  É uma ação valiosa para a gestão integrada dos recursos hídricos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental do Rio Preto e do Rio Caratinga”, disse.

As comunidades rurais também abraçaram a expedição. Em São Simão do Rio Preto, distrito de Simonésia, alunos do grupo de capoeira do mestre Zumbi Divino realizaram uma apresentação para recepcionar os expedicionários. “Estamos mostrando um pouco da nossa cultura. Quando souberam que a expedição iria passar em São Simão do Rio Preto, os alunos ficaram empolgados para participar do evento. As expedições desempenham um papel importante na proteção das comunidades ribeirinhas e do meio ambiente”, ressaltou a prefeita de Simonésia, Marinalva Ferreira.  

Para o prefeito de Inhapim, Sandro Adriano Oliveira Silva, a expedição acendeu o sinal de alerta para a preservação dos recursos hídricos.  “Essa jornada nos faz refletir sobre a necessidade urgente de ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil para preservar o Rio Caratinga”, afirmou. “Embora tenhamos feito esforços em favor do tratamento de água, ainda estamos longe do cenário ideal. É hora de concentrar mais investimentos na recuperação do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para a nossa região”, acrescentou.  


Nenhum comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.