Comitês do Rio Doce marcam presença na Expedição Pelo Rio Caratinga
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Os comitês das bacias dos rios Doce, Piracicaba, Piranga e Manhuaçu acompanharam a 1ª Expedição Pelo Rio Caratinga e, além deles, outros comitês afluentes do Doce já planejam realizar suas próprias expedições.
A 1ª Expedição Pelo Rio Caratinga reuniu especialistas, autoridades locais e membros da sociedade civil para discutir a situação atual dos rios afluentes da Bacia do Caratinga e as ações necessárias para protegê-los. “Participei todos os dias e fiquei impressionado com o tamanho do alcance da expedição. Conversei com a AGEDOCE e manifestei o interesse em levar a expedição para a Bacia do Rio Piranga também. Sabemos que o desafio é maior, por ser um território grande. Mas vamos fazer o possível para tornar esse desejo realidade ainda em 2026”, afirmou Carlos Eduardo Silva, presidente do CBH Piranga e Coordenador-Geral interino do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH).
Quem também participou em todos os dias da expedição foi o conselheiro do CBH Piracicaba Geraldo Magela, o Dindão. E, a convite do CBH Caratinga, o conselheiro fez parte da comissão responsável pelo planejamento do roteiro. “Sonhar com essa expedição e vê-la se tornar realidade é algo de enorme importância — para a cultura, para o rio, para a região, para a história, para o conhecimento científico e para a qualidade de nossas águas. Nosso objetivo é levar o mesmo modelo para todos os rios afluentes do Doce. Já está provado que a expedição é a melhor ferramenta de mobilização social em prol dos rios”, afirmou.
Senisi Rocha, secretário do CBH Manhuaçu representou o colegiado na abertura da expedição. “Foi um privilégio representar o CBH Manhuaçu na abertura. Depois, ao acompanhar pelas redes sociais o decorrer da semana, fiquei muito impressionado com o show que observamos. A expedição causa um impacto extraordinário na comunidade”, observou.
O presidente do CBH Doce, José Carlos Los Júnior acompanhou a programação da expedição em Inhapim. “Com a conclusão da expedição, espera-se que as autoridades locais e a sociedade civil sejam inspiradas a tomar medidas concretas para proteger os rios e garantir a segurança hídrica e ambiental da região. Gostaria de parabenizar o CBH Caratinga pelo trabalho de mobilização. Consegui acompanhar a programação pelo menos um dia e posso afirmar que foi incrível ver tanta gente envolvida na organização. Tenho certeza de que o comitê irá colher os frutos dessa mobilização no futuro”, disse.







Nenhum comentário
No comments yet.
RSS feed for comments on this post.
Sorry, the comment form is closed at this time.