Expedições hidrográficas: uma abordagem prática para a educação ambiental
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Um dos principais objetivos da 1ª Expedição Pelo Rio Caratinga foi sensibilizar professores e estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Para alcançar esse objetivo, a expedição envolveu mais de 20 colégios das redes estadual e municipais de ensino da bacia, resultando na participação de centenas de alunos ao longo da programação.
Sérgio Luiz é professor na Escola Estadual Frei Carlos, em Piedade de Caratinga. Segundo ele, a expedição permitiu que os alunos interagissem diretamente com o tema da preservação ambiental. “Trazer os alunos para perto da expedição foi a melhor maneira de trazer o conhecimento transmitido em sala de aula para a vida real. Ver de perto o Rio Preto, que é um dos rios formadores do Rio Caratinga, foi um momento importante para os alunos”, disse.
Em Inhapim, a diretora da Escola Estadual Dr. Guilhermino de Oliveira, Zélia Souza Maria, afirmou que a mobilização reforçou o compromisso da expedição com a educação ambiental e a formação de uma consciência sustentável entre as futuras gerações. “É hora de unir forças para transformar esse espaço que é de todos nós. Vamos limpar, plantar, cuidar e mostrar que, quando a escola e a comunidade caminham juntas”, disse.

Em Santa Bárbara do Leste, além das apresentações artísticas, houve exposição de trabalhos escolares dos alunos da Escola Municipal Manoel Martins sobre a importância da preservação do meio ambiente. “As conscientizações ambientais por meio das expedições contribuem para a formação de alunos mais informados e responsáveis com o meio ambiente. Antes mesmo da expedição começar, as escolas já estavam se programando para realizar diversas atividades. Tivemos um concurso de desenhos e apresentações de trabalhos que foram feitos no Dia Mundial do Meio Ambiente”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Bárbara do Leste, Lúcio Adriano de Oliveira.
Em Caratinga, alunos participaram do plantio de mudas de ipês na cidade. “Disponibilizamos mudas de árvores nativas para a expedição e para os alunos. É uma forma de demonstrar o carinho de estar recebendo a expedição e fazer a nossa parte pela preservação do meio ambiente”, afirmou Valéria Rocha, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Caratinga.
Fani Patrocínio, uma das organizadoras da expedição, salientou a inclusão de outros temas ligados ao meio ambiente no cotidiano escolar. “Dom Cavati foi construído às margens do Rio Caratinga. Trazer as escolas para conhecer de perto a história do nosso rio é importante para sua preservação futura. São ações como as expedições que servem de exemplo para essa geração seguir o mesmo caminho. Nós, enquanto educadores, temos o dever de levar adiante esse projeto para todas as escolas da bacia. Ao abordar temas relacionados ao meio ambiente, os alunos aprendem sobre a importância da preservação e conservação dos rios na prática”, concluiu.






Nenhum comentário
No comments yet.
RSS feed for comments on this post.
Sorry, the comment form is closed at this time.